Ah, a internet! Um dia você está navegando em sites e aplicativos, e no outro você está recebendo mensagens alienígenas - pera, como assim?!

A Voyager 1 e 2, lançada em 77 pela Nasa com o objetivo de estudar o universo, ambas carregam em seu interior um disco com diversos conteúdos terrestres (músicas, mensagens de paz em diferentes idiomas e outros assuntos), para caso algum dia fosse interceptada por alguma civilização inteligente que pude interpretá-la.

Acontece que a Voyage 1, desde xxxx, perdeu comunicação com a terra, porém a 2 continua operante, e parece ter nos presenteado com uma mensagem estranhamente assustadora.

A escritora Linda Moulton Howe, premiada escritora de assuntos relacionados ao meio ambiente, também tem seu nome ligado fortemente à assuntos alienígenas, e é um dos nomes mais famosos do meio. Segundo a escritora, em 2010, o computador da Voyage 2 haveria recebido uma mensagem alienígena em formato binário (linguagem de máquina), e que ao ter sido "traduzido" pela escritora, obteve a seguinte mensagem:

"Proteção continua da humanidade 49.27n
11.5e Exponho conhecimento culto para todos os cidadãos, avanço imperativo para sobrevivência planetária
A atenção de Orion 1.350.3 39.170
Evite enviar (sinais) mensagens
Abandonem a Terra"

A mensagem gerou polêmica e discussões na internet sobre a veracidade da mensagem, mas antes de sair por aí divulgando, confira a análise do Clã o assunto.

Nossa Análise

Essa história possui muitos pontos falhos que dão margem para questionamentos, vamos ao principal deles: o código binário.

A autora citou que a Voyage teve seu código manipulado pelos alienígenas, ocasionando no envio da mensagem em código binário.

Como os alienígenas conseguiram concluir que cada letra em uma mensagem computacional, representa exatamente 8 bits e não 9? Vale salientar que 1 byte possui 8 bits, o equivalente a um caractere.

Como eles, com um mero disco com poucas informações, conseguiram formular uma frase complexa, com direito a saudação, alerta e advertência?

Até mesmo em civilizações inteligentes como a nossa, enfrentamos dificuldades na comunicação entre países. Como um alienígena conseguiria identificar, entre os conteúdos de diferentes nacionalidades, que a formação da frase deve ser toda em inglês, e não uma mistura de palavras aleatórias?

A breve mensagem supostamente decifrada pela escritora, possui tons claros de que foi forjada de forma simples para criar um ar de comunicação difícil, e no final, com um desfecho trágico para chamar atenção das pessoas.

Vivemos em um momento complicado, com a pandemia e outros diversos eventos extremos que vem ocorrendo no mundo, vem trazendo medo e incerteza nas pessoas. E esse tipo de mensagem, é mais um exemplo de material que só traz mais medo e sofrimento as pessoas mais sensíveis.

Deveria ser crime, mas fake news estão ao alcance de um click.

Fontes:

https://www.ufospain.es/2021/08/24/abandonar-la-tierra-supuesto-mensaje-recibido-por-voyager-2/

https://www.jpl.nasa.gov/news/engineers-diagnosing-voyager-2-data-system-update

https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,voyager-2-tem-problemas-para-enviar-dados-cientificos-a-terra,548021